Entenda as principais diferenças entre ChatGPT e Chatbots

Principais diferenças entre ChatGPT e Chatbots

Nos últimos meses, há um inquestionável “hype” sobre o ChatGPT, assistente virtual com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, especializado em diálogo. O potencial da ferramenta é tão grande, que inúmeras discussões filosóficas e com teores de futurismo surgem para questionar até onde a tecnologia pode chegar. 

No entanto, uma confusão tem sido muito comum, sobretudo por quem não convive com o mercado de tecnologia no dia a dia. Afinal, existe diferença entre ChatGPT e Chatbots?

Embora algumas pessoas possam se referir ao ChatGPT como um chatbot devido à sua capacidade de interagir com usuários por meio de conversas, a sua finalidade é usada de forma diferente dos chatbots.

Os chatbots são usados, em sua maioria para:

  • Atendimento ao cliente: Os chatbots são amplamente utilizados em plataformas de atendimento ao cliente para responder a perguntas frequentes, para fornecer suporte básico, orientar os usuários em suas consultas e solucionar problemas comuns. Isso ajuda a melhorar a eficiência e a disponibilidade do atendimento ao cliente.
  • Geração de leads e marketing: Chatbots são empregados em estratégias de marketing para interagir com os usuários, responder a consultas sobre produtos ou serviços, coletar informações de contato e qualificar leads. Eles podem ser utilizados em sites, redes sociais ou aplicativos para envolver os usuários de maneira personalizada e automatizada.
  • Suporte e treinamento: Chatbots podem fornecer suporte e treinamento aos funcionários de uma empresa, oferecendo respostas rápidas a perguntas comuns, fornecendo orientações e materiais de treinamento, ou até mesmo simulando cenários de treinamento para melhorar as habilidades dos colaboradores.
  • Automação de tarefas: Chatbots podem executar tarefas rotineiras e repetitivas, como agendamento de compromissos, reservas, processamento de pagamentos, rastreamento de encomendas, entre outras. Isso permite que as empresas economizem tempo e recursos, liberando seus funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas e estratégicas.
  • Entretenimento e assistência pessoal: Existem chatbots projetados para fornecer entretenimento, como jogos interativos, histórias ou conversas divertidas. Além disso, assistentes pessoais virtuais, como a Siri da Apple ou o Google Assistant, são exemplos de chatbots que ajudam os usuários com tarefas diárias, como fazer pesquisas na internet, definir lembretes, reproduzir música, controlar dispositivos domésticos inteligentes, entre outras funções. 

Por outro lado, o ChatGPT é uma implementação do modelo de linguagem GPT (Generative Pre-trained Transformer) que pode ter diversas aplicações. Ele é projetado para auxiliar e interagir com os usuários, fornecendo respostas relevantes e informativas com base no treinamento recebido.

Além de responder perguntas, este modelo pode encontrar soluções para problemas específicos em áreas como matemática, ciência, programação, auxilia no aprendizado, estimula a criatividade, etc.

Aplicação nos negócios

A princípio, há a sensação de que o ChatGPT possa ser a melhor opção para aplicação em seu negócio. No entanto, é um modelo de linguagem que possui limitações. Embora possa fornecer respostas úteis, não deve ser considerado uma fonte de conhecimento 100% precisa ou infalível.

Os chatbots, por sua vez, possuem a capacidade de oferecer respostas rápidas e automatizadas, baseadas em informações pré-existentes de sua empresa porque podem ser facilmente integrados a sistemas empresariais, como sistemas de CRM ou bancos de dados de produtos. Isso permite que eles acessem informações atualizadas e relevantes para fornecer respostas personalizadas e precisas.

Os chatbots são programados para fornecer respostas instantâneas, semelhantes a um sistema de perguntas frequentes. Eles são capazes de processar consultas e fornecer respostas pré-definidas de forma ágil. Isso garante uma experiência rápida para o usuário, sem a necessidade de esperar por uma resposta gerada pelo processamento de linguagem natural. 

Esta tecnologia é aplicada para seguir scripts pré-definidos, por isso é consistente e precisa em suas respostas. Chatbots podem ser configurados para fornecer informações corretas e relevantes para perguntas comuns. 

Outro ponto importante é a escalabilidade. Os chatbots são projetados para lidar com um alto volume de consultas simultaneamente. Eles podem atender a várias solicitações ao mesmo tempo sem sobrecarregar ou gerar atrasos significativos nas respostas. Isso é especialmente benéfico em situações em que há uma grande quantidade de interações com clientes.

Embora os chatbots ofereçam vantagens específicas, é importante considerar que a compreensão de linguagem natural traz sim novas perspectivas ao mercado e há inúmeras possibilidades de convergência entre as tecnologias num futuro próximo. Isso deve acontecer de maneira complementar, aproveitando as vantagens e recursos de cada uma das tecnologias sem que uma aplicação anule a outra. As abordagens podem variar dependendo das necessidades e dos objetivos de cada empresa. A combinação adequada de ambas as tecnologias dependerá do contexto e dos requisitos específicos do negócio.

Quer saber mais sobre o tema ou tirar dúvidas, fale com a gente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp