CHATBOT: Saiba mais sobre essa inovação tecnológica e seus impactos na experiência do cliente

CHATBOT e impactos na experiência do cliente

O ponto de partida para conquistar cada vez mais os consumidores é oferecer um atendimento de qualidade em toda a jornada de compra.  

     

O comportamento de consumo sofreu forte alteração nos últimos tempos, acelerada principalmente pela pandemia de Covid-19 e a revolução digital. Atualmente, o consumidor quer interagir com as marcas pelos canais virtuais, inclusive fora do horário comercial. Neste contexto, o chatbot trouxe impactos positivos na experiência do cliente.  

Disponibilizar atendimento 24 horas/7 dias por semana é um grande diferencial competitivo, até porque nem todos os problemas podem esperar. Além disso, com as vantagens tecnológicas de Inteligência Artificial e Machine Learning, os chatbots se tornaram mais ágeis e assertivos. Assim, é possível atender a grande demanda de consumidores com a mesma qualidade e resolver desde problemas simples aos mais complexos.   

Para entender melhor os benefícios do uso do chatbot, leia até o final do nosso artigo especial e descubra como ele pode atender às necessidades da sua empresa.  

Impactos positivos do chatbot na experiência do cliente 

O chatbot foi desenvolvido para interagir com as pessoas através de mensagens de textos. Utiliza processamento de linguagem natural, tecnologia fundamental para compreender as perguntas, inclusive com erros de digitação, gírias ou vícios de internet, e oferecer respostas mais precisas. 

Para ter acesso ao chatbot, o usuário não precisa baixar nenhum aplicativo. Basta apenas acessar a caixa de mensagem  do site, por exemplo, e pronto: já pode tirar suas dúvidas, resolver problemas e obter as informações que deseja.  

Conheça algumas de suas vantagens:  

  • Atendimento ininterrupto 
  • Respostas instantâneas, inteligentes e consistentes  
  • Comunicação personalizada, alinhada à linguagem adequada ao público 
  • Reclamações solucionadas prontamente 
  • Melhora na qualidade dos serviços 
  • Boa experiência ao consumidor 
  • Contato próximo e amigável 
  • Personalização da jornada do usuário 
  • Redução de custos significativa, visto que um chatbot pode atender inúmeras pessoas, enquanto um recurso humano realiza um atendimento por vez 

Com diversos benefícios, tanto os clientes quanto as empresas saem ganhando! 

Atendimento automatizado 

Inovar faz com que as empresas cresçam e conquistem um público cada vez maior. A inserção das novas tecnologias nos contact centers permitiu que as respostas fossem personalizadas e mais empáticas, para que os consumidores não se sintam conversando apenas com uma máquina, mas sim com a empresa.  

Existem os chatbots simples, que analisam as palavras-chaves da pergunta do usuário e fornecem respostas pré-programadas. E há aqueles que usam a Inteligência Artificial, capazes de resolver questões mais complexas e aprenderem a cada interação, tornando-se mais inteligentes com o passar do tempo. 

Vale ressaltar que esse canal deve atender às expectativas e necessidades do cliente. Caso contrário, será apenas um empecilho na comunicação com a organização. Para que isso aconteça, é essencial contar com o apoio de uma empresa especializada em Customer Experience. 

A Coddera já revolucionou o atendimento de milhares de negócios com seu portfólio completo de soluções de softwares personalizados e serviços  para operadoras, contact centers, corporações, seguradoras, varejistas, bancos, prestadores de serviços, entre outros. 

Se sua empresa não conta com um bom chatbot, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de expandir seu mercado de atuação. Quer entender melhor como essa tecnologia pode te ajudar nessa missão? Fale com um consultor. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp