Customer Experience: o que é e qual sua importância

Customer Experience: o que é e qual sua importância

Modelo de negócio focado na jornada do cliente, que está revolucionando o relacionamento entre empresa e seus consumidores. 

Um cliente insatisfeito pode gerar sérios prejuízos à reputação de uma empresa. Com o advento da internet e a ascensão das redes sociais, os consumidores tornaram-se mais exigentes e o mercado mais competitivo.  

Consequentemente, as empresas que desejam se destacar devem buscar estratégias para estreitar o relacionamento com seus clientes.  Conheça o Customer Experience (CX) e saiba como melhorar a comunicação com o público.  

Como funciona o Customer Experience? 

Também conhecido como Experiência do Cliente, o Customer Experience, modelo de negócio com foco no consumidor, traça estratégias que otimizam e melhoraram a comunicação entre marca e seu público.  

Por meio de ações direcionadas à jornada do consumidor, ou seja, processo que abrange toda experiência do cliente com a empresa.  

O Customer Experience tem o objetivo de encantar o cliente e, para isso, considera diversas formas de interação, a fim de garantir uma experiência de sucesso em todas as etapas dessa jornada.  

Neste contexto, é importante que a empresa esteja preparada para uma mudança cultural e que as decisões sejam tomadas priorizando o impacto causado ao consumidor.  

Em resumo, a experiência do cliente são as percepções deixadas durante toda a interação com a empresa, ou seja, a impressão causada. Por isso, é preciso tornar efetivo e fácil toda a comunicação com o consumidor, desde o pré-venda ao pós-venda. 

Qual a importância do Customer Experience? 

Qual o seu diferencial no mercado? A concorrência está acirrada, com isso, as empresas estão investindo em estratégias para se aproximarem do público-alvo. Seja para aumentar as vendas, tornar-se referência no mercado ou expandir seu negócio, a satisfação do cliente com a marca é fundamental. 

Um consumidor que, por exemplo, encontra dificuldades dentro do site e não consegue comunicação fácil com o suporte, tem elevada chance de comprar da concorrência, além de passar péssimas referências da marca para outras pessoas.  

A tecnologia vem para facilitar a vida da sociedade e pode ser usada também na estratégia de Customer Experience, com ferramentas que otimizam a jornada do consumidor e permitem uma interação assertiva com a marca. Por isso, é importante que todos os setores da empresa estejam engajados neste propósito: FOCO NO CLIENTE.  

Não importa qual seja a forma de interação: presencial, virtual ou por ligação telefônica, o objetivo é encantar e fidelizar o cliente. Para isso, é preciso monitorar sua jornada, a fim de identificar possíveis problemas e traçar soluções rápidas e eficientes.  

Agora, que você já sabe o que é Customer Experience, que tal colocá-lo em prática em seu negócio? Então, conheça as soluções da Coddera. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp