INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: como a tecnologia pode otimizar a comunicação com seus clientes.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: como a tecnologia pode tornar eficiente a comunicação com seus clientes

Ferramentas tecnológicas habilitadas em IA têm papel decisivo para tornar a jornada do usuário mais eficiente e satisfatória. 

Em um mercado competitivo, atendimento eficiente é fator determinante para um cliente retornar à empresa. Os consumidores querem interações bem-sucedidas, suporte rápido, canais de comunicação ágeis e respostas assertivas e imediatas. Aliás, vivemos a era do imediatismo: a demora passou a ser inaceitável pelo usuário, podendo levar ao abandono e aumento de reclamações. Dentro desse contexto, a inteligência artificial pode transformar o departamento de atendimento em um negócio lucrativo.  

Quer saber como? Continue sua leitura até o final. 

A organização que ainda não aderiu às novas tecnologias para otimizar a comunicação com os clientes vai sofrer com a concorrência que está aproveitando todas as vantagens para conquistar o mercado e sair na frente. Com um time mais focado em tarefas complexas e nos resultados, sua empresa vai decolar.  

Como a inteligência artificial pode melhorar o atendimento ao cliente?  

Antes de falarmos sobre os benefícios dessa tecnologia inovadora, vamos explicar como ela atua na prática. 

A inteligência artificial funciona semelhante à mente humana. Isso quer dizer que tem capacidade cognitiva de pensar, raciocinar, aprender e tomar decisões, tudo muito parecido com o que acontece com atendentes humanos. Ou seja, ao prestarem o atendimento, analisam a questão, buscam a melhor alternativa para resolver determinado problema e aprendem com essas interações. 

Resumidamente, a IA desempenha papel importante nos softwares de chatbots, tornando possível o “robô” entender o cliente, oferecer respostas inteligentes e aprender a cada contato.  

Com isso, a empresa ganha: 

  • Atendimento rápido, 24 horas por dia, para atender a demanda fora do horário comercial; 
  •  Um único bot pode atender diversos chamados ao mesmo tempo, diferente do que acontece com os atendentes que podem se dedicar a apenas um cliente por vez; 
  • Menor tempo de espera, evitando as enormes e cansativas filas de para atendimento, seja por telefone, redes sociais ou site; 
  • Suporte eficaz com a integração de todos os canais de comunicação da empresa. Assim, o usuário não precisa interromper o atendimento para ir a outro canal; 
  • Atendimento omnichannel: além de estar presente nos canais preferidos do seu cliente, a empresa pode oferecer a mesma experiência em todos eles; 
  • Mais qualidade e menor investimento; 
  • Sucesso na jornada do usuário: a comunicação entre cliente e marca torna-se mais sólida e satisfatória. Com isso, as chances de fidelizar o cliente são maiores.  

 Como implementar um chatbot em minha empresa?  

O primeiro passo para garantir o sucesso de sua estratégia é levantar informações estratégicas. Então, considere os setores de atendimento com maior demanda e que merecem atenção especial, entenda os déficits dessa comunicação e realize um mapeamento com os canais mais usados pelos clientes (nos quais a empresa deve estar). Com esses insights em mãos, é possível ter visão ampla sobre onde e como investir. 

Mas você vai precisar de uma ajuda. Para isso, encontre uma empresa com expertise, que faça uma consultoria do seu negócio e implemente soluções que atendam suas necessidades. Esse é o melhor caminho para elevar de maneira efetiva a produtividade do departamento.  

A Coddera oferece serviços e ferramentas que simplificam os processos e melhoram o desempenho do seu contact center: soluções omnichannel Genesys Cloud, Reports e Analytics, auto atendimento e IA, tudo para criar as melhores experiências aos clientes.  

Temos uma equipe de profissionais qualificados te esperando! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp