INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: como a tecnologia pode otimizar a comunicação com seus clientes.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: como a tecnologia pode tornar eficiente a comunicação com seus clientes

Ferramentas tecnológicas habilitadas em IA têm papel decisivo para tornar a jornada do usuário mais eficiente e satisfatória. 

Em um mercado competitivo, atendimento eficiente é fator determinante para um cliente retornar à empresa. Os consumidores querem interações bem-sucedidas, suporte rápido, canais de comunicação ágeis e respostas assertivas e imediatas. Aliás, vivemos a era do imediatismo: a demora passou a ser inaceitável pelo usuário, podendo levar ao abandono e aumento de reclamações. Dentro desse contexto, a inteligência artificial pode transformar o departamento de atendimento em um negócio lucrativo.  

Quer saber como? Continue sua leitura até o final. 

A organização que ainda não aderiu às novas tecnologias para otimizar a comunicação com os clientes vai sofrer com a concorrência que está aproveitando todas as vantagens para conquistar o mercado e sair na frente. Com um time mais focado em tarefas complexas e nos resultados, sua empresa vai decolar.  

Como a inteligência artificial pode melhorar o atendimento ao cliente?  

Antes de falarmos sobre os benefícios dessa tecnologia inovadora, vamos explicar como ela atua na prática. 

A inteligência artificial funciona semelhante à mente humana. Isso quer dizer que tem capacidade cognitiva de pensar, raciocinar, aprender e tomar decisões, tudo muito parecido com o que acontece com atendentes humanos. Ou seja, ao prestarem o atendimento, analisam a questão, buscam a melhor alternativa para resolver determinado problema e aprendem com essas interações. 

Resumidamente, a IA desempenha papel importante nos softwares de chatbots, tornando possível o “robô” entender o cliente, oferecer respostas inteligentes e aprender a cada contato.  

Com isso, a empresa ganha: 

  • Atendimento rápido, 24 horas por dia, para atender a demanda fora do horário comercial; 
  •  Um único bot pode atender diversos chamados ao mesmo tempo, diferente do que acontece com os atendentes que podem se dedicar a apenas um cliente por vez; 
  • Menor tempo de espera, evitando as enormes e cansativas filas de para atendimento, seja por telefone, redes sociais ou site; 
  • Suporte eficaz com a integração de todos os canais de comunicação da empresa. Assim, o usuário não precisa interromper o atendimento para ir a outro canal; 
  • Atendimento omnichannel: além de estar presente nos canais preferidos do seu cliente, a empresa pode oferecer a mesma experiência em todos eles; 
  • Mais qualidade e menor investimento; 
  • Sucesso na jornada do usuário: a comunicação entre cliente e marca torna-se mais sólida e satisfatória. Com isso, as chances de fidelizar o cliente são maiores.  

 Como implementar um chatbot em minha empresa?  

O primeiro passo para garantir o sucesso de sua estratégia é levantar informações estratégicas. Então, considere os setores de atendimento com maior demanda e que merecem atenção especial, entenda os déficits dessa comunicação e realize um mapeamento com os canais mais usados pelos clientes (nos quais a empresa deve estar). Com esses insights em mãos, é possível ter visão ampla sobre onde e como investir. 

Mas você vai precisar de uma ajuda. Para isso, encontre uma empresa com expertise, que faça uma consultoria do seu negócio e implemente soluções que atendam suas necessidades. Esse é o melhor caminho para elevar de maneira efetiva a produtividade do departamento.  

A Coddera oferece serviços e ferramentas que simplificam os processos e melhoram o desempenho do seu contact center: soluções omnichannel Genesys Cloud, Reports e Analytics, auto atendimento e IA, tudo para criar as melhores experiências aos clientes.  

Temos uma equipe de profissionais qualificados te esperando! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp