Saiba como construir um IVR que gera resultado.

Saiba como construir um IVR que gera resultado.

O cliente é protagonista da sua jornada com a marca e, por meio de menus intuitivos, ele agiliza o atendimento e conquista uma experiência satisfatória.  

Sabe quando você entra em contato com uma empresa e, para prosseguir com o atendimento, é necessário digitar números do menu? Esse é o Interactive Voice Response, também conhecido por Unidade de Resposta Audível (URA), um canal de atendimento ágil que, por meio de banco de dados, coleta as informações do cliente, enquanto é transferido ao setor responsável, tudo de forma automatizada. Continue a leitura e aprenda a construir IVR que gera resultado. 

Vantagens de construir IVR  

IVR, ou Resposta Interativa de Voz em português, é um mecanismo de atendimento de chamadas que direciona o usuário ao setor responsável, a partir dos comandos imputados. Assim, é possível proporcionar-lhe uma experiência satisfatória e eficiente. Resumidamente, funciona como um autoatendimento, que pode elevar sua satisfação e favorecer uma imagem positiva da marca. 

As vocalizações e os menus podem ser personalizados de acordo com as necessidades da empresa, conforme o avanço do cliente em sua jornada. São diversas funções e possibilidades que podem ser adequadas às demandas do seu atendimento. Além disso, enquanto o usuário aguarda na fila de espera, é possível muni-lo de informações relevantes sobre a empresa.  

Com esse recurso, problemas mais simples vão sendo solucionados sem a necessidade do atendente humano e a organização passa a contar com uma central telefônica rápida e eficiente. Por isso, companhias de todos portes e setores estão aderindo a esse sistema para melhorar os atendimentos e a produtividade da equipe. 

Dentre os inúmeros benefícios da IVR, estão: 

👉Redução da ociosidade dos atendentes 

👉 Agilidade no atendimento 

👉 Integração com banco de dados da empresa 

👉 Gestão eficiente do volume de ligações 

👉 Atendimento 24 horas por dia 

👉 Baixo custo 

👉 Diminuição do tempo de resposta 

👉 Melhora da experiência do usuário 

4 passos para manter um IVR eficiente 

1) Os avisos devem ser simples e de fácil compreensão: para evitar contratempos, faça testes de usabilidade para conferir a praticidade dos menus e o caminho que o usuário realiza. Também ouça as gravações das chamadas para analisar o comportamento do usuário ao navegar pela IVR. 

2) Contrate uma voz corporativa: com isso, a empresa cria uma experiência mais agradável e interativa. Com a evolução tecnológica e o uso do Natural Language Understanding (NLU), foi possível desenvolver bots que interpretam de maneira assertiva o que o usuário diz, não ficando limitado a apenas palavras chaves, e oferecem respostas inteligentes. 

3) Utilize prompts adequados para clientes específicos: ao entrar em contato com a central de atendimento e digitar seu documento, a IVR encontra os dados do usuário e reproduz uma mensagem personalizada.  

4) Priorize as chamadas mais importantes: existem assuntos de maior relevância que merecem atenção especial do contact center. O IVR pode identificar esses chamados e priorizá-los na fila de espera. Com isso, evitam-se frustações e problemas mais sérios gerados pela demora e insatisfação por parte do cliente. 

Como encontrar a ferramenta mais adequada para o meu negócio?  

Um bom atendimento pode potencializar os resultados da sua empresa e reduzir ruídos que atrapalham a comunicação com o usuário. Chegou a hora de colocar a mão na massa e buscar a solução que faça sentindo e esteja alinhada aos seus objetivos.  

O primeiro passo é contratar uma empresa especializada em Customer Experience, que faça uma consultoria eficiente. Nós, da Coddera, temos tudo que você precisa para estreitar a relação com seu cliente e tornar essa comunicação mais fluida.  

Além de parceiros, como Genesys, AWS (Amazon Web Services) e Google Cloud Platform, que oferecem as melhores soluções quando o assunto é atendimento de qualidade, contamos com uma equipe especializada e experiente.  

Quer um contact center que realmente dá resultados? Fale com um de nossos consultores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp