Atendimento de qualidade: aprenda a reduzir a fila de espera do seu contact center.

Atendimento de qualidade: Descubra como reduzir a fila de espera no seu contact center.

Esperar um longo período para ser atendido é uma das maiores queixas dos clientes e principal motivo de abandono. 

    

É inquestionável que a satisfação dos clientes está associada diretamente ao atendimento de qualidade prestado por uma empresa. Diante disso, longas filas de espera é fator que influencia negativamente a eficiência de um contact center e gera descontentamento no usuário. Aliás, é o principal motivo de abandono.  

Dentro deste contexto, dedicar-se em oferecer uma experiência agradável e satisfatória ajuda a construir um relacionamento sólido com o consumidor. Se a fila de espera ainda é um desafio para você, preparamos um artigo para te ajudar com esse desafio. 

Prossiga a leitura até o final! 

Reduzir a fila de espera melhora a experiência do cliente 

Com certeza, você já passou por alguma experiência ruim durante o contato com uma empresa. Esperar muito tempo para ser atendido tira qualquer cliente do sério, aumenta a taxa de abandono e é motivo para que ele compre com a concorrência. 

Ao trabalhar para que o atendimento seja ágil, a marca mostra a importância que dá ao público, não apenas no momento da venda, como também na resolução de problemas. Tudo isso é possível com criatividade aliada à tecnologia e comunicação assertiva. 

Para isso, o primeiro passo é entender como o seu contact center atua — e nada melhor do que sentir na pele o que o usuário passa. Então, realize a jornada dele, veja as dificuldades que enfrenta e tenha uma visão global da eficiência do atendimento, assim como o nível de qualidade no final de todo o processo. 

Além disso, é essencial analisar métricas, como satisfação do cliente e tempo médio de espera (TME). Com essas informações em mãos, é possível traçar melhores estratégias. Esse trabalho pode ser realizado através da consultoria especializada da CODDERA, que auxilia na relação com seus clientes e criação de melhores experiências, com base nas suas expectativas e necessidades.  

Aposte no autoatendimento 

autoatendimento ajuda na redução da fila de espera, pois, com a automação, o próprio consumidor consegue se guiar pela jornada através de menus personalizados.  

A URA (Unidade de Resposta Audível) permite que tarefas mais simples, como por exemplo segunda via de fatura, limite disponível e saldo do cartão, sejam realizadas sem a necessidade de um atendente humano.   

Assim, o cliente consegue resolver com agilidade suas pendências e sua equipe mantém o foco em problemas mais complexos.  

Invista em chatbot  

chatbot vem ganhando espaço cada vez maior nos contact centers. Baseados em Inteligência Artificial, esses softwares são empregados com sucesso para dar informações, interagir com clientes, vender produtos, etc.  

De forma humanizada, o usuário pouco percebe que está conversando com um robô, já que ele consegue reconhecer mensagens, simular conversas e buscar a resolução para o problema do cliente de maneira extremamente eficiente.  

Integre todos os canais de atendimento em uma única plataforma em nuvem 

Contar com vários canais de atendimento é essencial para não sobrecarregar um contact center. Além disso, quando falamos em satisfação do usuário, oferecer a possibilidade de se comunicar onde ele se sente mais à vontade é essencial.  

Para organizar esse fluxo, uma excelente alternativa é integrá-los em uma única plataforma em nuvem, além de proporcionar maior produtividade à equipe, diminuir os custos operacionais e oferecer maior segurança aos dados do usuário, fator imprescindível para evitar problemas com a LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados). 

Report & Analytics​ 

Ferramentas tecnológicas ajudam a otimizar a comunicação com os consumidores. Portanto, devem fazer parte da sua central de atendimento.  

Para medir a eficiência dessas ações e buscar constantemente melhorias, visto que as necessidades do cliente mudam e é preciso acompanhar essas transformações, tenha acesso a relatórios com indicadores de desempenho através de uma plataforma de gestão e análise.  

Criar um relacionamento saudável com o cliente, com base na transparência e dedicação, é objetivo de empresas de sucesso, que entendem a importância da satisfação dos consumidores. E o atendimento é o grande responsável por tudo isso.  

A CODDERA conta com os melhores parceiros e soluções completas e personalizadas para cada negócio. Simplificar o relacionamento entre empresas e seus clientes é o propósito que nos move. O seu sucesso é o nosso sucesso! Vamos te ajudar a atingir os melhores resultados.  Fale já com um consultor.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp